domingo, 14 de março de 2010

O Malungo

Nos meus tempos de criança, lá pras bandas da Mantiqueira, eu tinha um malungo chamado Manuel Candido e que ficou apenas Manézinho. Nós crescemos junto, ele cresceu até certo ponto e depois parou e hoje carcomido pela idade e pelas pingas eu acho que ele descresceu. Muitas coisas vivemos juntos, de estilingue na mão arrebentando peito de passarinhos e apostando quem matava mais, e marcava no gancho o numero de mortes.

Hoje não se faz mais isso. É proibido matar passarinho. Pena terrível para quem matar um passarinho ou ter algum em cativeiro.Se matar, a pena é inafiançável. Ninguém tira da cadeia.

Já matar pessoa, cidadão pai de família a pena é menor e algumas vezes nem cadeia dá. Os homens sabem se defender mas, se você defender sua vida e acabar, por isso, matando o agressor. não há dúvida, você vai para a cadeia.

É que estavam acabando os passarinhos e corria-se o risco de só vê-los em museus..

Gosto de ver os passarinhos na roça, amarelinhos, pretos, pardos,pintados, listados, todo tipo e espécie. Não sei o nome de todos, mas alguns chamo pelo nome: Maria branca, canarinho, pintassilgo, João de Barro, pássaro preto e as terríveis maritacas que devoram a cobertura dos fios de eletricidade e causam curto circuito nas casas. Há! Tem também os Tucanos que devoram os ninhos de qualquer passarinho com seus bicos grossos, longos e ocos.

Um dia encontrei o Manezinho, triste, macabunzio,surumbatico e lhe perguntei o que tinha havido, se era tristeza pela Ilca ou vontade de caçar. Nadim disso, adiantou a dizer. È que hoje a fessora disse que Deus é Beleza e gosta de beleza, por isso a natureza é bonita, os marmelais são suculentos e as pereiras parecem soldados enfileirados para a batalha. E eu, suspirou o tadinho, sou feio, nanico, pobre e com dente podre. Acho que Deus não vai gostar de mim. Fiquei triste com ele, sentado na grama do pasto, olhando sem olhar.Companhia na alegria e na tristeza. Eita solidariedade inocente!

De repente me deu uma idéia.

Você acha que Deus gosta de todos os animais? Ele disse que sim. Então continuei: a égua do Chico Embira é feia e tem um olho cego e Chico gosta dela porque ela é dele. Você é de Deus, num tem olho cego , só dente podre, e Deus num olha na boca da gente como faz o papai quando vai comprar cavalo. Então Deus gosta de você. Pra Deus você é bonito, mesmo sendo feio como um bicho do mato.

Ele sorriu e concordou e a alegria voltou a seus olhos e fomos comer peras nas pereiras de seu Avelino.

Passaram-se quase 70 anos e aumentou muito mais o conceito do amor de Deus. Todos sabemos que para Deus a alma é que tem importância e não o corpo mesmo sendo ele bonito, jovem, sadio e atraente. Deus não amaldiçoa, não é vingativo e nem persegue as pessoas, muito ao contrário, ELE perdoa TUDO, perdoa e esquece as nossas faltas, é muito paciente com a humanidade e não busca os seus próprios interesses. Deus tudo desculpa,basta o homem se arrepender e pedir perdão de suas faltas.

Deus é AMOR intenso e infinito e conseqüentemente, Ele ama por Amar, porque é de sua natureza.

2 comentários:

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


TE SIGO TU BLOG




CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...


AFECTUOSAMENTE
CASA DO IVON

ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE EL NAZARENO- LOVE STORY,- Y- CABALLO, .

José
ramón...

Leticia Seda disse...

Se os pais que são que são imperfeitos, acham seus filhos lindos, imagine Deus que é a perfeição!!!!
Lindo demais.

Postar um comentário