domingo, 14 de março de 2010

O Malungo

Nos meus tempos de criança, lá pras bandas da Mantiqueira, eu tinha um malungo chamado Manuel Candido e que ficou apenas Manézinho. Nós crescemos junto, ele cresceu até certo ponto e depois parou e hoje carcomido pela idade e pelas pingas eu acho que ele descresceu. Muitas coisas vivemos juntos, de estilingue na mão arrebentando peito de passarinhos e apostando quem matava mais, e marcava no gancho o numero de mortes.

Hoje não se faz mais isso. É proibido matar passarinho. Pena terrível para quem matar um passarinho ou ter algum em cativeiro.Se matar, a pena é inafiançável. Ninguém tira da cadeia.

Já matar pessoa, cidadão pai de família a pena é menor e algumas vezes nem cadeia dá. Os homens sabem se defender mas, se você defender sua vida e acabar, por isso, matando o agressor. não há dúvida, você vai para a cadeia.

É que estavam acabando os passarinhos e corria-se o risco de só vê-los em museus..

Gosto de ver os passarinhos na roça, amarelinhos, pretos, pardos,pintados, listados, todo tipo e espécie. Não sei o nome de todos, mas alguns chamo pelo nome: Maria branca, canarinho, pintassilgo, João de Barro, pássaro preto e as terríveis maritacas que devoram a cobertura dos fios de eletricidade e causam curto circuito nas casas. Há! Tem também os Tucanos que devoram os ninhos de qualquer passarinho com seus bicos grossos, longos e ocos.

Um dia encontrei o Manezinho, triste, macabunzio,surumbatico e lhe perguntei o que tinha havido, se era tristeza pela Ilca ou vontade de caçar. Nadim disso, adiantou a dizer. È que hoje a fessora disse que Deus é Beleza e gosta de beleza, por isso a natureza é bonita, os marmelais são suculentos e as pereiras parecem soldados enfileirados para a batalha. E eu, suspirou o tadinho, sou feio, nanico, pobre e com dente podre. Acho que Deus não vai gostar de mim. Fiquei triste com ele, sentado na grama do pasto, olhando sem olhar.Companhia na alegria e na tristeza. Eita solidariedade inocente!

De repente me deu uma idéia.

Você acha que Deus gosta de todos os animais? Ele disse que sim. Então continuei: a égua do Chico Embira é feia e tem um olho cego e Chico gosta dela porque ela é dele. Você é de Deus, num tem olho cego , só dente podre, e Deus num olha na boca da gente como faz o papai quando vai comprar cavalo. Então Deus gosta de você. Pra Deus você é bonito, mesmo sendo feio como um bicho do mato.

Ele sorriu e concordou e a alegria voltou a seus olhos e fomos comer peras nas pereiras de seu Avelino.

Passaram-se quase 70 anos e aumentou muito mais o conceito do amor de Deus. Todos sabemos que para Deus a alma é que tem importância e não o corpo mesmo sendo ele bonito, jovem, sadio e atraente. Deus não amaldiçoa, não é vingativo e nem persegue as pessoas, muito ao contrário, ELE perdoa TUDO, perdoa e esquece as nossas faltas, é muito paciente com a humanidade e não busca os seus próprios interesses. Deus tudo desculpa,basta o homem se arrepender e pedir perdão de suas faltas.

Deus é AMOR intenso e infinito e conseqüentemente, Ele ama por Amar, porque é de sua natureza.