sexta-feira, 3 de junho de 2011

O Intruso






Não sei de onde ele veio e nem percebi para onde foi. Só sei que apareceu no meio da celebração eucarística, na Igreja repleta de fieis. Sua aparência era desleixada, mas não suja, rosto encovado pela magreza, calça jeans , jaqueta escura e sacola às costas. Nos pés uma sandália que não resguardava do frio das noites de maio.

Parou em frente o altar, ajoelhou-se, ergueu as mãos e orou. Oração silenciosa, acanhada, como quem pede desculpa por importunar a casa. Depois se dirigiu à imagem de Nossa Senhora e aí também fez sua oração. Não perturbou ninguém, a ninguém incomodou. De repente procuro e ele não estava mais lá, sumiu. Não sei se foi embora ou se permaneceu na Igreja, mas não o vi mais.

É interessante como todos nós temos sede de Deus, ricos e pobres, jovens e velhos, brancos e pretos, homens e mulheres. Deus é de todos e a todos acolhe, sem distinção.

Muitas vezes fazemos orações trabalhadas, escolhidas, teologicamente elaboradas, e ficamos apreensivos com a oração simples, despreocupada do João ninguém.

A nossa é como um ramalhete de flores, comprado nas floriculturas , em embalagem colorida, amarradas por fitas e com cartões de oferecimento. O João ninguém não traz embalagem, oferece a flor desprotegida, nua, sem enfeites.

Ambas orações são recebidas por Deus e são produzidas pela fé humana em seu desejo de agradecer, suplicar e adorar.

Ambas falam de amor e são produtos da fé, mas possuem roupagens diferentes e os olhos do mundo apreciam uma e a outra não. Aos olhos de Deus o seu valor depende da intensidade do coração e não do modo em que foi produzida, pois Ele conhece o coração das pessoas e o que ali está guardado e sua capacidade de amar.

Para chegar ao coração de Deus basta apenas AMAR.



3 comentários:

Rita Elisa Seda disse...

João ninguém é quem se apresenta diante de Deus com a sabedoria da humildade. Essa parte mais linda que deveríamos resgatar da tempo de estar diante do Pai. Beijos.

Silvinh@ disse...

COM CERTEZA, SR. IVON, DEUS OUVE A ORAÇÃO QUE SAI DO NOSSO CORAÇÃO, SEM PRETENSÃO ALGUMA, SEM SUBTERFÚGIOS...
SIMPLESMENTE DEUS OUVE A ORAÇÃO FEITA COM SINCERIDADE, HUMILDADE, SIMPLICIDADE E MUIIIIIIIIIIIIIIIITO AMOR!!!

ABRAÇO...

SILVINHA

Ivon disse...

É verdade, Rita Elisa e Silvinha. Muitas vezes nem precisamos de palavras para chegar a Deus, é deixar acontecer de coração a coração. Como Maria, a Virgem Silenciosa

Postar um comentário