sexta-feira, 24 de junho de 2011

Minhas duas mães.....



Deus sempre teve um carinho especial por mim, carinho particular, selecionado, mostrando-me que eu era o preferido. Nessa predileção Ele me concedeu a graça de ter duas mães aqui na terra, na mesma família, no mesmo sangue no mesmo DNA. Uma, a mãe Bemvinda, querida até no nome. Mulher humilde, mãe genitora. Mulher amável, longos cabelos, crespos, enrolados em coque dava-lhe ar matriarcal. Nas tardes serenas da Mantiqueira, nós assentávamos num banco de madeira e eu me deitava em seu colo para ouvir histórias contadas com carinho e exagero. Quantas mil vezes ela me defendeu, até nas grandes artes, de criança ou adolescente, mostrando preocupação por causa de meu “ tolatão” doente.


A outra foi a mãe ZICA, minha irmã a quem me apeguei de tal forma que não lhe dava sossego. Onde ela ia eu estava junto e sempre chamando-a de mãe, fato que a colocava em dificuldade para explicar. Naquela época em que o rapaz só pegava na mão da moça quando já eram noivos, com pedido de casamento assentado, imaginem o sufoco de minha irmã com um menino, pinto calçudo, agarrado a ela e lhe chamando de mãe. Mas a cidade era pequena, meus pais eram muito conhecidos, e todos sabiam que aquele cabelo encaracolado, rosto redondo, falando errado, era filho do Seu Dito da Farmácia.
 Quando o Zé da Venda começou a namorá-la achou estranho esse meu tratamento, mas aos poucos foi se acostumando e, tanto assim foi, que eles se tornaram meus padrinhos.

Ambas as mães me educaram e ensinaram a ser honesto, trabalhador e ter fidelidade religiosa. Guardo com devota emoção as lembranças recolhidas nas andanças da vida. Minha interação com madrinha Zica é muito intensa e dela sou filho, afilhado e compadre. São muitos os gestos de carinho e é com orgulho, santo orgulho, que eu tomo sua mão para beijar e pedir a benção.



3 comentários:

Maria Rita Sobrinha disse...

Tio e padrinho Ivon

Dizem que só os homens tem mulheres em suas vidas.
Mas estas duas são mulheres de minha vida, e com grande intensidade.
Vó Benvinda e mamãe D.Zica; pessoas simples mas cheias de verdades, sabedoria, que me ensinou também a ser verdadeira e honesta. Trabalhar com garra e ser firme na fé.
Beijos

IVON disse...

Maria Rita,
é uma grande benção de Deus ter essas duas mulheres em nossa caminhada,

Rainha do lar disse...

O senhor foi muito bem abençoado e preferido desde que nasceu. É o meu preferido também. Bjos
Raquel

Postar um comentário