quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Receita de como fazer uma Capela



Fazia tempo que eu vinha acalentando a idéia de colocar um Crucifixo na entrada da Chácara do IPE, semelhante aqueles que se encontram nos Alpes, protegidos por um pequeno telhado e com flores enroscadas na base.

Na festa de Santa Rita de 2010, encontrei na Praça um vendedor de objetos entalhados em madeira, e entre seus produtos estava um Crucifixo de mais ou menos 1,50m, todo escurecido por betume, pretinho de dar gosto.Minha esposa e filha tentaram me desestimular da compra, mas não arredei pé e o levei para casa. Com calma, paciência e paixão fui retirando a camada de betume e aos poucos foi se deixando mostrar um Cristo bonito, bem talhado e todos ficamos surpresos com a revelação.





Coloquei-o numa peça de madeira e o finquei no caminho da gruta, lá na roça. Ficou bonito, sobranceiro, lá no alto, distribuindo sua benção e acolhendo os pássaros que vinham fazer algazarra em seus braços. Quinze dias depois ele estava trincado pelo excesso de sol e tive que retirá-lo para dentro da casa para fazer as devidas restaurações. E agora? Era temerário colocá-lo de volta, sob o sol, mesmo com proteção.








Existia ao lado um quiosque em forma hexagonal que há muito tempo foi churrasqueira e descanso para a piscina e que estava obsoleto porque eu desativei a piscina e mudei a churrasqueira para a área da cozinha. Estava aí o lugar ideal para a capela.
Passei a sonhar e fazer planos, igual a criança que espera um presente de Papai Noel. O plano era fazer algo bem rústico, com paredes de bambu amarrados por cordas de sisal. Queria fazer tudo com minhas mãos, ou bem ou mal, mas ter a alegria de sentir que “ fui eu quem fez“. Deus não quis assim, tive que viajar e o encarregado não cortou os bambus na lua correta. Reformulei os planos, mudei as idéias e aconselhado pela esposa, que não tinha confiança no trabalho que eu ia fazer, chamei um pedreiro.




A Capela ficou rústica montada com janelas simples adquiridas no ferro velho.







Obra pronta, ficou sob minha responsabilidade a pintura e a parte elétrica.





A decoração ficou a encargo da Rita e das filhas.







No altar, ao lado direito do Cristo, um estandarte da Sagrada Família , no centro Missal Romano, em latim, catado no lixo da Igreja, e no lado esquerdo um Divino, pintado e ornamentado pela Rita.









Nas paredes, quadros , com moldura em bronze, das orações que o sacerdote fazia ao celebrar as Missas em latim, também resgatados do lixo. Senti-me alegre e feliz como o Criador no sétimo dia da Criação: e vi que tudo era bom...

Assim se fez a Capela





9 comentários:

Rita Seda disse...

Ficou linda a capela, Ivon. E o melhor é que nós rezamos nela toda vez que vamos à chácara.Afinal, capela é para que? Obrigada pela sua iniciativa e empenho.Você é a excelência em pessoa. Bjs,Rita

IVON disse...

Tens razão querida Rita, as orações na Capela transcorremm numa grande serenidade. Com você a vida tem sentido...

Rita Elisa Seda disse...

Querido papai, a capela ficou linda, lugar de recolhimento para oração. Fico feliz que o crucifixo esteja colocado no lugar onde o senhor queria. Beijos, felicidades e a paz!

Anônimo disse...

ola! adorei estava procurando decoraçao de capelas faço parte de uma comunidade e vai ter encontro de jovens !! entao ja que nessa capela se reza ,pelo q eu li e vi que uma familha muito abençoada reze por nos aqui fiquem DEUS !!! VANIA CATANDUVA SP (paroquia imaculada conceiçao

Filipe Ribeiro disse...

na minha igreja a missa ainda é feita em latin

Silvinh@ disse...

Puxa, Ivon!!! Não tinha lido ainda esta sua Receita de como se faz uma capela. A Capela, prontinha, eu já a conhecia, por outras fotos; mas a Capela Passo a passo, não!!! Já tinha gostado e muito da Capela; agora????? Ainda mais, por ver com tão grande carinho, amor e dedicação, você e sua "linda família", fizeram esta capela. Família linda e cheiiiiiiinha de carismas. Cada um colaborou com seu dom, seu talento!!! E o resultado está, aí....está lindíssima e aconchegante capela!!!Lugar de oração, recolhimento, de intimidade com Deus!!! PARABÉNS A TODOS VOCÊS!!! QUE DEUS ESTEJA SEMPRE PRESENTE EM SUA FAMÍLIA!!!

Ivon disse...

Muito obrigado Silvinha. Seu comentário me deixa muito alegre pois vc é uma artista e pode entender o amor e carinho com que nós fizemos essa capela. Um dia vc a verá pessoalmente.

PRINCESA & NAPOLEON disse...

Querido amigo (permítame llamarlo así), estuve "paseando" por varios sites, buscando ideas para realizar una Capilla en casa. Luego de leer detalladamente el paso a paso (espiritual) de su obra, pasé a leer lo sucedido con el árbol plantado por su querido padre. Estoy muy emocionada, hasta la lágrimas. Escribe usted muy bien, posee sentimientos humanos profundos y una inmensa ternura por su padre que comparto en relación al mío. Dios lo Bendiga Usted y los suyos. Afectuosamente. Mónica Sosa de Buenos Aires. moniqueidiomas@gmail.com

Larissa Maiden Veloso disse...

ficou lindíssima!!! parabéns pelo trabalho!

Postar um comentário