sábado, 3 de abril de 2010

Como explicar esse Amor?

Ivon Luiz Pinto



Houve um tempo em que o homem esteve no Paraíso, tempo sem dor nem tristezas.

Mas o homem não soube administrar a liberdade que é seu dom peculiar e um dia ele foi infiel, desobedeceu a Palavra e suas determinações e por isso se viu num tempo diferente onde a dor campeia nas curvas da estrada, o desconforto e a morte fazem ronda diária. Já não era mais Paraíso, mas apenas planeta Terra. Ele quis compreender o mistério do bem e do mal, mas , como sua visão e sua compreensão são limitadas,

ele nada conseguiu discernir . Quando o homem se rebelou contra Deus, querendo ser igual a Ele, Deus poderia simplesmente ter exterminado a raça humana. Para que conservar uma raça indisciplinada e infiel? Ele, Deus, não precisa dessa raça, com ela ou sem ela Ele existe a existirá sempre.

Deus não precisa de nada para existir. Ele existe porque existe, e pronto. Era só deletar o homem, apagar tudo....

Mas não foi assim que ocorreu. Deus resolveu confiar no homem e dar-lhe chance de se redimir.

O tempo passa e o homem não consegue se redimir, não consegue apagar a culpa e seu caminhar não o leva de volta ao Paraíso. Nem os profetas e mensageiros conseguem abrir as portas fechadas pela culpa. Adão se transformou em humanidade, o tempo se modificou em séculos, a terra se encheu de cidades. Mas o homem não se encontrou. A culpa ainda pesa e o discernimento humano não ajuda a compreender os mistérios do bem e do mal. Só um homem poderia abrir o caminho, pois que foi um homem que cometeu a falta. Então, o Filho se fez homem no meio de homens.

Não se aproveitou de sua origem divina, mas se fez totalmente homem, nascendo de uma mulher, tendo os mesmos sentimentos do homem, sorrindo as alegrias e chorando as dores, calejando as mãos no trabalho e cansando os pés na poeira das estradas. Homem. Apenas homem, com dores e desilusões, com amigos e traidores, sendo açoitado pelo poder estatal e escarnecido pela multidão. Como homem Ele amou, chorou , sentiu dores e foi executado. O homem executado abriu as portas para o homem pecador.

Para que tudo isso se Deus não necessita do homem e dele não depende?

Como explicar esse Amor?

O AMOR não é para ser explicado, mas para ser saboreado.

Que valor imenso não deve ter o homem para estar sempre na lembrança de Deus e ser tratado com tanto carinho que fez do homem o rei da criação, pouco abaixo dos anjos e amando-nos de tal maneira que nos ofereceu seu Filho.

0 comentários:

Postar um comentário